fbpx

Carregando

Constelação Empresarial: sucesso e êxito para todos

Existem empresas que passam por dificuldades independentemente do cenário econômico que vive o país. O cliente não entra na loja, a venda não fecha, o telefone não toca, os funcionários estão desmotivados, o concorrente está sempre um passo à frente. Estudos de mercado, investimentos, estratégias de gestão e técnicas de engajamento parecem não ser suficientes para fazer a empresa prosperar.

Não só parecem, como de fato não são. Se pararmos para pensar que números são apenas números e prédios são apenas prédios, entenderemos que empresas são, na verdade, feitas de pessoas. Logo, é delas que emanam os resultados – ou as dificuldades – da empresa. Tudo depende de como estão as dinâmicas inconscientes de cada indivíduo e os relacionamentos entre eles.   

O filósofo, teólogo e psicanalista alemão Bert Hellinger, principal nome das Constelações Sistêmicas, afirma que “temos tendência a separar nossa vida em dois campos distintos: família, felicidade e realização no relacionamento de um lado, trabalho e profissão de outro. Entretanto, eles seguem a mesma lei do êxito e fracasso, as mesmas leis da felicidade e infelicidade, as mesmas leis e ordens na vida e no amor”, diz Hellinger. (1)

Nesse contexto, a aplicação das Constelações Sistêmicas nos campos profissional, de trabalho e empresarial, surge como uma ferramenta de consultoria e suporte para que os líderes e demais colaboradores de uma corporação possam visualizar as dinâmicas ocultas em seus inconscientes que estão causando relacionamentos disfuncionais e prejudicam o progresso do negócio, desde a perda de clientes até prejuízos. Grandes empresas como Daimler-Chrysler, IBM e BMW já obtiveram êxito com as Constelações.

As leis do amor aplicadas à Constelação Empresarial
Ao aplicar as três leis naturais que regem o equilíbrio dos sistemas no contexto organizacional, as chamamos de “Ordens do Relacionamento Humano”. 

A primeira é a da hierarquia. Simples, básica e natural, essa lei é comandada pela precedência no tempo. “Quem entrou primeiro em um sistema tem autoridade sobre quem entrou depois”. (2) No entanto, essa hierarquia vai além dos cargos. Podemos falar aqui sobre a gratidão pelos fundadores da empresa e sobre o respeito pela diretoria e pela liderança que ela exerce. 

Quando falamos da segunda lei, falamos do pertencimento. Quando Bert Hellinger afirma que “todo membro de uma família tem o mesmo direito de pertencer” (3), podemos entender também que todos os funcionários fazem parte da empresa da mesma forma.

Questões ligadas ao pertencimento têm a ver com honra e com lealdade. “Quando se trata das relações humanas, o sucesso significa ampliar nossos limites em conjunto com outros. O modo mais seguro de proteger nosso lugar é junto com outros. Mas, além da própria sobrevivência, trata-se da vida e sobrevivência de muitos, da vida plena e do sucesso de todos”. (4)

A terceira e última lei é a do equilíbrio, que afirma que deve haver equilíbrio entre o dar e o receber entre os indivíduos e a empresa e entre a empresa e todas as partes com as quais interage (colaboradores, fornecedores, investidores, entre outros).

A violação ou quebra de qualquer uma dessas leis afeta negativamente e causa desequilíbrio no sistema organizacional, enfraquecendo a empresa como um todo, causando desmotivação e baixa na produtividade.

Por outro lado, quando todos os princípios sistêmicos estão sendo respeitados, as pessoas estão em harmonia e a empresa funciona melhor. Os efeitos da constelação empresarial têm ajudado a identificar e eliminar problemas no ambiente organizacional no que diz respeito a processos, relações e comunicação entre os colaboradores, líderes e a empresa como um todo. 

Denisval Pereira
Instituto Vidhas

Denisval é formado em psicologia clínica, com mestrado em psicologia da saúde, hipnoterapeuta e logoterapeuta. Facilitador, palestrante e ministrante de workshops e cursos de formação em Constelação Familiar pelo Instituto Vidhas, onde é também Diretor.


Referências Bibliográficas:

(1) Êxito na vida, êxito na profissão, Bert Hellinger

(2) Ordens do Amor, Bert Hellinger.

(3) A Cura, Bert Hellinger.

(4) Êxito na vida, êxito na profissão, Bert Hellinger